Uma oferta de trabalho irrecusável! Será?

August 29, 2018

 

Uma oferta de trabalho irrecusável: uma  promoção para uma posição formal de liderança, com significativo aumento de salário e, principalmente, mais benefícios e bônus, além de uma nova perspectiva de carreira. Mas, um detalhe, a localização é em outro estado.

Para muitos a resposta não precisa de muita reflexão e sem dúvidas seria SIM.

 

Contudo, a pessoa que conheci e que recebeu essa proposta não tomou sua decisão tão rapidamente. Aliás, ela pensou muito, fez contas, conversou com outras pessoas pedindo suas perspectivas e depois de alguns dias deu sua reposta: NÃO, obrigado! O motivo da recusa: Questões relacionadas à vida pessoal.

 

Vários julgaram a decisão dela como insana, outros a chamaram de incoerente, porque ela mesma já havia dito para muitos que sua meta profissional era crescer para uma posição de liderança, mas quando a oportunidade apareceu ela disse "não".

 

Pela proximidade que tinha com essa pessoa pude conversar e conhecer os detalhes de sua decisão. Ela sabia dos riscos que corria e compartilhou comigo alguns deles: o que irão falar de mim se eu não aceitar essa proposta "irrecusável", ou como serei visto dentro da organização se eu disser "não", será que minha carreira terá futuro depois disso?

 

Apesar de tudo isso, ela ponderou e optou pela resposta que valorizava o que para ela estava na frente de carreira ou sucesso profissional: a família!

 

O fato é que todos nós temos valores, prioridades e princípios pessoais que deveriam sempre nortear as decisões na nossa vida. Estes são os nossos valores inegociáveis e, como o próprio nome diz, não deveriam ser trocados por decisões que trazem alguns benefícios, mas prejudicam o principal e, muitas vezes, de forma irrecuperável.

 

O problema é que nem sempre usamos os nossos próprios valores nas decisões que tomamos, porque decidimos adotar os valores de outras pessoas ou nos preocupamos excessivamente em agradar ou atender os desejos dos outros. Passamos a viver, então, uma vida que pode preencher a expectativa de qualquer pessoa, menos a nossa mesma.

 

Saber dizer NÃO é tão importante quanto saber dizer SIM! A coragem de nos mantermos fiéis aos nossos valores é a única garantia para atingirmos a autorealização, e sem arrependimentos.

 

A propósito, a pessoa que mencionei anteriormente conseguiu, uns dois anos depois, uma nova oportunidade de promoção na mesma empresa e no mesmo local que já trabalhava, e dessa vez ela disse SIM!

 

Sucesso para você!

 

Gilson Filho

Life Coach, Consultor e Autor

Please reload

© 2018 by Gilson Filho

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
  • White Pinterest Icon