[Parte 2 de 2] Resultado é consequência, não meta!

April 9, 2018

 

Como vimos na primeira parte, líderes eficazes priorizam as pessoas, não os resultados.

 

E isso requer que você dedique pelo menos 70% do seu tempo todos os dias (e isso não é um exagero) fazendo 3 coisas:

 

1) Conectando-se com as pessoas (você tem que ser um líder que gera confiança, que tem empatia, que estabelece comunicação de mão-dupla e que valoriza as diferenças existentes no seu time) ,

 

2) Desenvolvendo as habilidades e competências das pessoas (você tem que ser um líder coach, que compartilha o poder, que é referência de profissionalismo e de padrões de conduta) e

 

3) Reconhecendo e valorizando as pessoas, sempre que fizerem algo que você deseja que elas repitam (você tem que ser um líder motivador, inspirador e que todos querem seguir e com quem as pessoas querem firmar um compromisso incondicional)

 

Os outros 30% você dedicará para acompanhar status dos projetos, definir estratégias e fazer atividades que são suas e não delas.

 

Em outras palavras, o foco principal do líder não deve ser no resultado, porque este é consequência, mas, sim, na forma como este resultado é cobrado e conquistado. E é dessa consciência e das competências associadas a ela que dependerá, cada vez mais, a própria empregabilidade de um líder.

 

As empresas têm descoberto, na prática, os impactos dessa realidade e já entendem que a conquista dos resultados a qualquer custo não vale a pena para os negócios. Por isso, elas têm substituído os chefes por LÍDERES, que sejam capazes de conduzirem seus times sem criarem desmotivação, fulga de talentos, aumento dos indicadores de doenças no trabalho e até de ações judiciais por assédio.

 

Contudo, o mercado ainda é escasso e faltam líderes em condições de exercer com eficácia o papel requerido. Portanto, torne isso o seu principal diferencial, porque suas conquistas profissionais dependem das suas competências como Líder Eficaz das pessoas que entregarão os resultados esperados!

 

Gilson Filho

Life Coach, Consultor e Autor

Please reload

© 2018 by Gilson Filho

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
  • White Pinterest Icon