GANHOS, PERDAS e RENÚNCIAS

February 17, 2018

 

Recentemente conversei com um colega que se queixava da vida profissional desgastante que tinha depois que conquistou a sonhada promoção que batalhou há tempos.

 

Mas espere aí, se ele queria tanto aquela posição, e conseguiu, porque que a reclamação agora?

 

A verdade é que todos nós queremos mudar para melhor e ao mesmo tempo queremos manter os ganhos da situação atual com os ganhos esperados na nova situação. Mas, infelizmente amenizamos, ou mesmo ignoramos, que qualquer situação SEMPRE traz, também, perdas e renúncias, que devem ser conhecidas e avaliadas antes de se tomar a decisão de qual caminho seguir.

 

Quando não fazemos esta importante avaliação na vida profissional, então, temos uma carreira que aprendi a chamar de CARREIRA INERCIAL, onde ir sempre para cima é o que todos devem querer, e se você não quer subir você tem algum problema!! :(

 

Pergunte para qualquer profissional "qual o seu objetivo de carreira?", e a maioria irá responder "quero crescer na organização", "quero ir para o próximo nível". Mas, prossiga, e pergunte "o que esta conquista trará de ganhos e de perdas e o quanto você está realmente disposto a pagar este preço?" e, o mais importante, "considerando tudo isso, o quanto de fato essa conquista tem chance de tornar você uma pessoa realizada e feliz?" Pode ter certeza que a dificuldade para conseguir uma resposta confiante e segura será maior.

 

Acreditar que com mais poder, por causa de um cargo mais alto, você terá mais recursos financeiros, status e oportunidade de influenciar decisões importantes, faz muito sentido, mas, também acreditar que terá mais liberdade pessoal, disponibilidade de tempo e correrá menos riscos, são conclusões imaginárias.

 

O fato é que a carreira profissional verdadeiramente bem sucedida é aquela que tem como base o PROPÓSITO da pessoa, ou seja, é aquela onde os valores pessoais são os principais pilares das decisões. E para isso você precisa de duas coisas:

 

AUTOCONHECIMENTO - Para reconhecer o que de fato te satisfaz, o que é mais importante para você, quais são os seus valores pessoais inegociáveis, e

 

CORAGEM - Para dizer SIM ou NÃO às oportunidades da vida, com a certeza de que não está seguindo uma tendência ou apenas desejando agradar ou não frustrar alguém, mas está dando uma resposta que atende, acima de tudo, a sua essência como pessoa e suas certezas sobre o que te traz felicidade.

 

Ganhos, perdas e renúncias, fazem parte de qualquer decisão de vida. Não reconhecer isso, gera muitos problemas. Por exemplo:

 

O solteiro que quer manter a liberdade que tinha e continuar tomando decisões unilaterais depois do casamento, terá problemas.

O estudante que deseja entrar naquela universidade dos sonhos, mas não se dispõe a substituir horas de lazer para se dedicar aos estudos, não atingirá sua meta.

O profissional que quer uma promoção e os benefícios de um novo cargo, mas espera que com isso terá mais direitos do que deveres, está totalmente enganado.

 

Mas, não vamos nos enganar, se você decidir permanecer como ou onde está, essa decisão também trará ganhos e perdas para você.

 

O importante é refletir com clareza e sinceridade sobre quais são os ganhos e perdas envolvidos em qualquer oportunidade ou decisão na sua vida, e considerar quais são os seus valores pessoais na tomada da decisão.

 

Se suas decisões não refletem seus valores, então, na verdade esses não são seus valores!

 

Sucesso para você!

 

Gilson Filho

Life Coach, Consultor e Autor

Please reload

© 2018 by Gilson Filho

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
  • White Pinterest Icon