COMO LIDAR COM PESSOAS MALDOSAS !

April 26, 2017

 

Seja no trabalho ou na vida pessoal você está cercado por pessoas que querem o seu bem, mas, também, é possível que você esteja próximo de outras que desejam o contrário.

 

A intenção é uma parte muito importante dos relacionamentos humanos porque ela representa aquilo que uma pessoa deseja que aconteça, o que acaba direcionando aquilo que alguém decidi fazer. Em outras palavras nossas intenções direcionam as nossas atitudes.

 

Querer ser melhor do que alguém no trabalho, não é ter má intenção em relação ao outro. Mas, quando uma pessoa deseja isso de forma a prejudicar alguém para conseguir benefícios próprios, ou para ver o fracasso do outro, isso sim é maldade.

 

Pessoas com má intenção querem uma das duas coisas (ou as duas ao mesmo tempo): prejudicar e/ou dominar alguém, sempre para conquistar algum ganho pessoal, emocional, social ou material.

 

Infelizmente a maldade ainda encontra espaço e pode gerar resultados "positivos" para quem a pratica, mesmo que só por um tempo limitado. O fato é que pessoas com má intenção cometem, mais cedo ou mais tarde, ERROS. Por quê? Porque invariavelmente a má intenção se torna uma obsessão, prejudicando seus julgamentos e decisões. Elas acreditam que possuem cada vez mais poder e domínio sobre os outros. Sentem-se invulneráveis e inatingíveis. Mas é bem neste momento que cometem os seus maiores erros e acabam sendo descobertas e potencialmente punidas. Contudo, até lá, muita gente sofre e muita injustiça pode acontecer.

 

Temos tido a oportunidade de observar vários casos como esses no ambiente político e em parte da elite do empresariado nacional, não é mesmo?!

 

Mas, se você é vítima de pessoas maldosas, recomendo que siga essas quatro dicas:

 

  • Mantenha distância dessas pessoas - Não vale a pena manter-se próximo de alguém que deseja prejudicar você. Troque este relacionamento por outro mais saudável e positivo. Contudo, nem sempre isso é possível de imediato; seja pela conexão emocional ou pela necessidade de sobrevivência, podemos nos ver forçados a permanecer em um determinado relacionamento ou emprego, mesmo que temporariamente. Nesses casos, preste atenção nas próximas tês dicas:

  • Foque no seu melhor desempenho e solidifique outros relacionamentos  - Se esta situação acontece no trabalho os seus maiores alicerces são os seus resultados. Não perca tempo nem energia preocupado com o que o outro pretende fazer contra você, ao invés disso dedique-se aos seus objetivos, dê o seu melhor e procure superar as metas e expectativas. Estabeleça relacionamentos fortes com pessoas significativas e que querem te apoiar. E, acima de tudo, acredite em si mesmo!!

  • Não se desvie dos seus valores pessoais - Situações como essas nos desafiam de várias formas. Nossos limites são testados e somos exigidos a tomar decisões que simplesmente nos definem entre sermos lutadores ou covardes. Portanto, nunca troque o desconforto de um momento, pela falta de paz interna pelo resto da vida. Fazer a coisa certa, muitas vezes não é o mais fácil, mas sempre é o mais recompensador. Por exemplo: se você sofre algum tipo de assédio no trabalho, por um colega ou pelo seu chefe, não deixe essa situação se prolongar e denuncie para as pessoas responsáveis na sua empresa.

  • Compartilhe os fatos e suas emoções com alguém de confiança - Em situações de mais longo prazo ou intensidade, nosso envolvimento emocional é muito grande. Sozinhos, muitas vezes, não conseguimos encontrar a energia e a racionalidade requeridas para tomar as melhores decisões. É nesta hora que os seus relacionamentos mais sólidos e significativos como o de um parente, amigo ou mesmo com um colega de confiança na empresa que você trabalha podem ser de muita relevância, sejam como bons ouvintes ou, mesmo, como valiosos conselheiros. Essa atitude não só te ajudará a refletir melhor sobre tudo o que está acontecendo, mas, também, te dará forças para fazer o que precisa ser feito.

 

Reflita sobre a seguinte frase do rei Salomão: As pessoas direitas são guiadas pela honestidade. A maldade dos falsos é a sua própria desgraça.

Sucesso para você!

Gilson Filho

Please reload

© 2018 by Gilson Filho

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
  • White Pinterest Icon